Coopa-DF - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal

Coopa-DF - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal

BR 251 KM 07 PAD-DF, Sentido Unaí, Brasília, Distrito Federal 71589899, Brasil
Coopa-DF - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal
Coopa-DF - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal

Coopa-DF - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal

BR 251 KM 07 PAD-DF, Sentido Unaí, Brasília, Distrito Federal 71589899, Brasil

Sobre

O PAD-DF foi o primeiro e mais importante mostruário das potencialidades e possibilidades agrícolas dos Cerrados Brasileiros.

Ao completar 41 anos de uma história de lutas e conquistas, hoje com 140 associados, a COOPA-DF expressa seu reconhecimento.

Primeiramente àqueles visionários de 1978, que lançaram os alicerces desta organização. A seguir, todos que, ao longo dessas três décadas, acreditando no cooperativismo como instrumento de promoção social e econômica, cederam seus esforços, dedicação, quem sabe até os melhores anos de suas vidas, fortificando as raízes desta cooperativa e ocupando seu espaço no cenário brasileiro.

- INÍCIO
 

Ao surgir no cenário agrícola, a COOPA/DF renovou e fortaleceu a esperança de centenas de produtores que souberam se unir para transformar a realidade em melhores dias para todos, e sempre juntos, construíram uma das mais respeitadas Cooperativas Agropecuária do Distrito Federal, referência em produtividade e qualidade de grãos no país e no mundo.


 - O CENÁRIO (A terra)

A paisagem para quem chegou e colonizou o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF) e constitui a Cooperativa, era um tanto diferente em formação e clima das do sul do Brasil. Bastante planície, florestas menos densa, com predominância do cerrado, clima tropical (seco e quente), solo era muito pobre e abundância em água (rios e planícies). Hoje o cenário é diferente, depois de muito trabalho de produtores rurais determinados, nossas lavouras são responsáveis por recordes de produtividade de grãos em áreas irrigadas.

 - O COOPERATIVISMO

O cooperativismo é o instrumento institucional utilizado pelo próprio Estado para o desenvolvimento agrícola. É na COOPA/DF que os produtores, a maioria vindos do sul do país, encontraram razões para se associarem, já que o cooperativismo é uma forma de evitar exploração na cobrança de taxas, comissões para vendas, armazenagem e juros altos. Compreende-se assim que os produtores vêem no cooperativismo instrumentos para viabilizar o seu acesso direto ao mercado de grãos de forma conjunta, participativa e sem exploração. A COOPA/DF, parabeniza a Organização das Cooperativas Distrito Federal (OCDF) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).


 - A SEMENTE DE SOJA

Face a larga experiência dos associados com o cultivo de soja, a necessidade de produzir sementes e a própria exigência do solo na época, a década de 80 foi marcada de forma significativa em seu cultivo. A intensificação do cultivo de soja levou a COOPA/DF a produção de sementes da variedade “soja cristalina”, estimulando com isso novos investimentos como galpões, máquinas e equipamentos, inserção a novas tecnologias e estruturação comercial. A produção de semente de soja cristalina foi o carro-chefe da COOPA/DF nesta década e impulsionou o crescimento local e regional com a abertura de novas áreas agricultáveis no Cerrado brasileiro.

 - ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O Departamento de Assistência Técnica da COOPA/DF fez-se presente desde o início de abertura das áreas do PAD/DF, com a demarcação de terraços, curvas de níveis, uso adequado dos tratores, máquinas e equipamentos, uso de corretivos e a prática do plantio direto. O bom relacionamento dos técnicos e agrônomos com os associados sempre foi o ponto alto da assistência técnica. A viabilização para os associados de linhas de crédito existentes desde a fundação da COOPA/DF, para o bom funcionamento das lavouras e visitas as mesmas, sempre foi o foco do Departamento Técnico da Cooperativa com o cooperado.

 - O TRIGO

Sempre atentos as novas tecnologias de produção e o uso adequado do solo, no início da década de 90, a COOPA/DF através de seus associados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA trigo), viabilizaram o projeto das variedades de trigo a serem cultivadas no cerrado e a construção do Moinho de Trigo. Embora houve dificuldades iniciais para adquirir matéria prima de qualidade, a indústria viabilizou-se sendo hoje o diferencial de sobras financeiras na Cooperativa, bem como o grande vilão da rotação de cultura, produtividade e renda aos cooperados. A marca de farinha BURITI, consolidou-se no mercado do DF e Entorno pela sua qualidade diferenciada. Também vale destacar, que a produção de matéria prima é proveniente dos associados, através de cultura do trigo Irrigado.

 - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com visão de que toda empresa deve estar sintonizada com as demandas da sociedade, a COOPA/DF desde a sua fundação participa de projetos sócias como: moradia e auxílio a saúde dos funcionários, funcionamento da Associação Esportiva e Recreativa a associados e funcionários, apoio ao desenvolvimento comunitário nos núcleos rurais de abrangências dos associados.

 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Nosso cooperado mantém-se focado nos novos conhecimentos gerados pela pesquisa ou os novos produtos que estão sendo postos no mercado pelas empresas. A busca constante no emprego das novas tecnologias de produção, fizeram do nosso associado um produtor altamente capaz e competitivo, alcançando os melhores índices de produtividade e qualidade do país em grãos.

 - A AGROBRASILIA

A COOPA/DF em 2007 definiu a sua grande prioridade a fim de possibilitar seu quadro social e produtores do planalto central o acesso a informação e aos avanços tecnológicos mais rápido.

Localização

BR 251 KM 07 PAD-DF, Sentido Unaí, Brasília, Distrito Federal 71589899, Brasil
Obter direções