em RELEASE

Confira a programação da AgroBrasília Digital, que começa na próxima segunda-feira, 6 de julho

Confira a programação da AgroBrasília Digital, que começa na próxima segunda-feira, 6 de julho
jul
02
Qui

Abertura oficial, às 15 horas do dia 6, tem participação confirmada da ministra da Agricultura, Tereza Cristina

A AgroBrasília Digital começa na próxima segunda-feira, 6 de julho. Aos produtores e público em geral, a Feira trará intensa programação, com apresentação de tecnologias, oportunidades de negócios e transmissão de conteúdo exclusivo, tudo disponível no site digital.agrobrasilia.com.br, a plataforma em que a Feira se desenvolve, com acesso livre e gratuito.

A AgroBrasília é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). O presidente da entidade, José Guilherme Brenner, ressalta que a organização está empenhada para que a Feira continue a ser um espaço relevante, para produtores e empresas, de negócios e obtenção de tecnologias e conhecimento. “A realização da Feira em formato digital, acredito, também terá como resultado experiências que enriquecerão a próxima edição do evento. Para o produtor, é mais um impulso de inovação”, avalia.

Brenner ainda destaca que a AgroBrasília vem, a cada ano, mostrando sua importância para o agro, com recordes sucessivos de público, expositores e negócios fechados. Em 2019, 121 mil pessoas visitaram a AgroBrasília, que reuniu 480 expositores. No total, o montante de compras fechadas alcançou R$ 1,2 bilhão.

A abertura oficial da AgroBrasília Digital ocorrerá às 15 horas do dia 6 de julho, em transmissão que contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner; do presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca; do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, e do embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman.

Quem acessar a plataforma poderá conferir conteúdo diversificado e relevante, sobre temas atuais do agro. Das transmissões ao vivo, participam diversas instituições públicas e privadas parceiras da AgroBrasília Digital, que vai até o dia 10 de julho. O material irá ficar disponível no site por 30 dias e poderá ser acessado livremente.

 

Agenda:

 

- Dia 6, segunda-feira

9 às 10h30: Palestra magna de abertura com o jornalista Alexandre Garcia, que abordará o tema “Macroeconomia do agro na era pós-pandemia de Covid-19”

11 horas: Live realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), com representantes da Comissão da Produção Orgânica no Distrito Federal (CPOrg-DF), para marcar o reinício das atividades do colegiado. Coordenador: William Barbosa, superintendente Federal de Agricultura no Distrito Federal

13 às 15h: Live da Embrapa, com o tema “Trigo: A Vez do Cerrado”. Convidados: José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF; Júlio Albrecht, pesquisador da Embrapa; Cláudio Malinski, responsável técnico da Coopa-DF, e Sílvio Farnese, diretor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Moderador: Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados

 

- Dia 7, terça-feira

8 às 10h: Palestra virtual com o tema “A importância da regularização fundiária para o Brasil, para o DF e para o PAD-DF”. Convidados: Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e Luiz Ghesti (DF)

13 às 15h: Live sobre o agro no DF e Entorno e as políticas públicas federais voltadas para o setor, a cargo dos parceiros institucionais Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF)

16 às 18h: Live da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa)

 

- Dia 8, quarta-feira

8 às 9h: Palestra virtual sobre “O uso e conservação de água no Planalto Central”. Convidados: Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados, e Rowena Beatriz, presidente da Irrigor

9 às 10h: Anúncio do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20, pela Conab

13 às 15h: Live realizada pelo Sistema de Agricultura do Distrito Federal, formado pela Secretaria de Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Centrais de Abastecimento (Ceasa). As três instituições também abastecerão espaço na plataforma virtual com vídeos de orientação a produtores sobre gestão da propriedade e matérias específicas relacionadas a cada circuito do Espaço de Valorização da Agricultura Familia (EVAF)

16 às 18h: Live do Sescoop-DF sobre os “Desafios do cooperativismo agropecuário no atual cenário econômico”. Convidados: Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF/Sescoop-DF; Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; William Barbosa, superintendente Federal de Agricultura; Candido Teles de Araújo, secretário de Agricultura do DF, e Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO

 

- Dia 9, quinta-feira

8 às 10h: Palestra virtual abordará “O Potencial da Vitivinicultura no Planalto Central”. Convidados: Vitivinicultores Ronaldo Triacca e Rodrigo Sucena; José Fernando da Silva Protas, chefe da Embrapa Uva e Vinho, e Isabela, enóloga da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)

13 às 15h: Live “Ideas for milk”, abordando a cadeia produtiva leiteira, uma realização da Embrapa e da Seagri-DF

16 às 18h: Transmissão ao vivo do II Fórum Distrital de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares, uma realização da Seagri-DF

 

- Dia 10, sexta-feira

8 às 10h: Palestra virtual sobre soja, evento desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil)

13 às 15h: Live O diferencial das mulheres que estão à frente do agronegócio. Convidadas: Geni Schenkel, presidente da Agroligadas; Vanessa Sabione, fundadora do portal Agromulheres, e Eveline Alves, criadora do Instagram PrioriAgro

16 às 18h: Live do Sebrae-DF com o tema “Panorama, desafios e estratégias do agro no DF”. Convidados: Rogério Dias, do Instituto Brasil Orgânico, e Roberto Carneiro, da Emater-DF