Embrapa apresentará mais de 90 tecnologias na AgroBrasília 2020

Embrapa apresentará mais de 90 tecnologias na AgroBrasília 2020
jul
02
Qui

Neste ano, a Feira Internacional dos Cerrados – AgroBrasília terá formato digital e contará com a participação de 22 centros de pesquisa da Embrapa. O evento será transmitido por uma plataforma on-line que reunirá personalidades e especialistas do agro e pela qual os expositores poderão entrar em contato direto com os visitantes.

A abertura da feira acontecerá em um evento com transmissão ao vivo, no dia 6 de julho, às 15h, com a presença da ministra Teresa Cristina, da Agricultura; de Celso Moretti, presidente da Embrapa; de José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF, e de Ronaldo Triacca, coordenador da AgroBrasília.

A programação, que começa no dia 6 de julho e segue até o dia 10, inclui três lançamentos da Embrapa. No dia 7 de julho, em evento ao vivo, às 10h, pelo canal da Embrapa no YouTube serão lançados a cenoura BRS Paranoá, cultivar com ótima produtividade e qualidade de raízes e indicada especialmente para sistemas orgânicos, e o curso on-line para produção de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) para consumo doméstico. No curso, os participantes aprenderão os métodos de produção dessas hortaliças em pequenos espaços, o que pode aumentar a variedade do cardápio e da dieta das famílias brasileiras.

O terceiro lançamento é o Tambaplus, método de análise genética do tambaqui que indica se os peixes são puros ou híbridos (fruto de cruzamento com outras espécies) e se possuem grau de parentesco entre si. Essas informações são importantes para reduzir perdas de produtividade pelos criadores. A tecnologia será apresentada em palestra gravada e estará disponível na plataforma da AgroBrasília.

Para conhecer as tecnologias da Empresa, será montada uma Vitrine Tecnológica na plataforma da AgroBrasília com cerca de 90 tecnologias de 22 centros de pesquisa da Embrapa, 30 ativos tecnológicos (tecnologias em desenvolvimento em busca de parceiros para finalização da pesquisa), 90 publicações para acesso on-line, 80 vídeos e 25 programas de rádio e podcasts.

Lives Oficiais na AgroBrasília

Entre os destaques na plataforma da Agrobrasília, estão as lives na programação oficial, que serão transmitidas pela plataforma do evento. Os especialistas da Embrapa participarão de quatro delas:

Dia 6 (13h) – Trigo: A vez do Cerrado, com Julio Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados, José Guilherme Brenner e Cláudio Malinski (Coopa-DF) e Silvio Farnese (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Dia 8 (10h) – Uso e conservação de água no Planalto Central, com Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados, e Rowena Betina Petroll, produtora rural.

Dia 9 (8h) – O potencial da vitivinicultura no Planalto Central, com José Fernando Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Ronaldo Triacca, coordenador da Agrobrasília, e Rodrigo Sucena, sommelier e vitivinicultor.

Dia 9 (13h) – Ideas for Milk, sobre o desafio tecnológico da Embrapa para startups que desenvolvam soluções para a pecuária leiteira do País, com Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

Página da Embrapa na AgroBrasília

No Portal da Embrapa, será montada uma página especial com todo o conteúdo que ficará disponível para o público da feira. Serão oferecidos diversos vídeos, publicações, notícias e tecnologias de todo o Brasil.

AgroBrasília Digital

A feira, que tradicionalmente acontece no mês maio, se renovou e em 2020 acontecerá em versão totalmente digital, permitindo o acesso de produtores, agricultores e representantes das cadeias produtivas a diversas tecnologias. A programação ocorrerá no período de 6 a 10 de julho, durante 24 horas, e será totalmente gratuita. O acesso à plataforma poderá ser feito por celular, computador ou tablet.

Os visitantes poderão acompanhar as atividades da AgroBrasília, navegar pelos estandes para conhecer produtos e serviços e entrar em contato direto com os expositores, tudo por meio da plataforma on-line, que fará a conexão entre o campo e as tecnologias.

Fonte: Embrapa.