Live apresenta segurança dos alimentos da agroindústria familiar em tempos de pandemia

Live apresenta segurança dos alimentos da agroindústria familiar em tempos de pandemia
jul
09
Qui

A Embrapa Agroindústria de Alimentos apresenta a live “Segurança dos alimentos produzidos pela agroindústria familiar em tempos de pandemia”, no dia 10, às 10 horas, no canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/embrapa), na programação da Embrapa na AgroBrasília 2020, versão digital.

 

A apresentação abordará os cuidados necessários para a manutenção da qualidade e segurança de matérias-primas e, principalmente, dos produtos processados nas agroindústrias familiares. Higiene pessoal, higiene das instalações, móveis e utensílios; operações, documentos e registros serão comentados como estratégias para garantir a segurança dos alimentos em tempo de pandemia.

 

“Nesse momento, a certeza de que os alimentos não podem causar a Covid-19, o grande risco está na higiene pessoal e saúde dos colaboradores que executam as atividades rotineiras dentro das agroindústrias. Uma vez infectados podem colocar em risco a saúde de outros colaboradores que trabalham no mesmo estabelecimento e, dessa forma, o funcionamento da agroindústria”, explica o analista da Transferência de Tecnologia André Dutra, que vai conduzir a live junto ao também analista Roberto Machado.

 

Boas Práticas

 

As Boas Práticas de Fabricação, ou boas práticas de higiene como rotineiramente são conhecidas, tratam-se de um conjunto de práticas simples e eficazes de higiene que contemplam todas as operações realizadas no processamento dos alimentos, desde o recebimento de matéria-prima, higiene pessoal, até a distribuição. O objetivo é controlar perigos, ou seja, contaminantes que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.