06JUL (seg) 13h – Trigo - a vez do Cerrado

6 de julho - 10 de agosto
13:00 - 23:55
06JUL (seg) 13h – Trigo - a vez do Cerrado
6 de julho - 10 de agosto
13:00 - 23:55

06JUL (seg) 13h – Trigo - a vez do Cerrado

Sobre

“Potencial genético para produção de trigo no Cerrado”, “Visão cooperativa sobre a produção de trigo no Cerrado”, “Perspectiva comercial acerca da produção de trigo no Cerrado” e “Políticas Públicas para expansão da triticultura no Cerrado”

 

 

 

Sobre os palestrantes:

Júlio Albrecht - Pesquisador da Embrapa. 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Melhoramento Genético de Trigo pelo International Maize and Wheat Improvement Center-CIMMYT . Mestre em Fitomelhoramento pela Universidade de Brasília (2003). Trabalhou como pesquisador no Programa de Melhoramento Genético de Cevada para o Brasil Central no convênio Embrapa/Maltaria Navegantes. Atualmente é pesquisador da Embrapa Cerrados no Programa de Melhoramento Genético de Trigo, sendo responsável pela criação e lançamento de cultivares de trigo para o cerrado do Brasil central.

 

 

Cláudio Malinski - Responsável Técnico da COOPA/DF

É engenheiro agrônomo, formado na UFPEL-RS e pós-graduado em cooperativismo pela Universidade de Brasília. É responsável técnico da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal. Há 40 anos é produtor rural cultivando soja, milho, trigo, sorgo e hortaliças no cerrado.

 

José Guilherme Brenner  - Presidente da COOPA-DF

É brasiliense de nascença, com formação na área de artes. Produtor rural há mais de 25 anos, tem como principal atividade a produção de grãos, seguido de fruticultura. Atualmente é presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal-Coopa DF, realizadora da Feira de Tecnologias e Negócios AgroBrasília.

 

Sílvio Farnese - Diretor Departamento de Comercialização e Abastecimento – SPA/MAPA

É mestre em Ciência e Desenvolvimento Agroindustrial pelo Instituto Agronomique Mediterraneen de Montpellier, na França. Cursou Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, em Goiânia/GO e Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa, MG. Atua na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SPA/MAPA desde 1997. Esteve à frente da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda – SEAE/MF de 1995 a 1997; atuou da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB de 1986 a 1995; foi Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA na EMBRAPA de 1983 a 1986; atuou como Professor convidado na Universidade do Distrito Federal em 1983 e Extensionista Rural na Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás – ACAR/GO no período 1975 a 1983. Atualmente é Diretor Departamento de Comercialização e Abastecimento – SPA/MAPA

 

Moderador: 

Sérgio Abud - Transferência de Tecnologia. Embrapa Cerrados

Fez graduação em Biologia na Universidade de Brasília, em 1999. Especializou-se em Genética e Biologia Molecular, na área de transformação de planta e expressão de proteínas heterólogas em soja. Participa da equipe de genética e melhoramento de soja na Embrapa Cerrados, desde 1982. Na área de Biologia Molecular desenvolveu estudos sobre o Fluxo Gênico entre cultivares de soja transgênicas, transformadas com os genes epsps e com o gene ahas, e plantas não transgênicas. Participou de estudos sobre a utilização da radiação como ferramenta para remover genes marcadores em plantas de soja transgênica. Na área de fitopatologia, participa da rede de ensaios para testes de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo phakopsora pachyrhizi, pela Embrapa, junto ao Consórcio Anti-ferrugem, desde 2002. Atualmente é Supervisor do Setor de Implementação e Programação da Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados.

Video